LuxSalus.blogspot.com

sábado, 16 de agosto de 2008

Lesões Por Esforços Repetitivos

Lesões por Esforços Repetitivos: qual a origem, de fato?




De acordo com as pesquisas realizadas, há indícios da existência da L.E.R. desde 1700, como sendo a doença dos Escribas e Notórios; em 1920, apareceu como a doença dasTecelãs e em 1965 como a doença das Lavadeiras. A partir de 1980, surgiu a L.E.R. como sendo a doença dos digitadores.

Hoje, qualquer pessoa que faça uso de movimentos repetitivos, pode se tornar vítima deste mal; no entanto, os mais atingidos são digitadores, caixas de banco e supermercado, trabalhadores de linha de montagem, músicos, bailarinos, pintores, atletas que praticam vôlei, tênis, natação e profissionais liberais como dentistas e arquitetos, entre outros.

As lesões mais freqüentes são: as tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, etc.

Alguns sintomas:

  • Sensação de amortecimento nas mãos e nos antebraços;
  • Cansaço nos ombros e braços;
  • Dor nos tendões dos pulsos, coluna cervical e escapula e na região lombar;
  • Edemas em casos mais graves.

Entre as causas, estão relacionadas:

  • Postura inadequada:
  • Excesso ou falta de exercícios físicos;
  • Repetitividade de movimentos.

O descrito acima é matéria comum em reportagens, matérias, livros, etc e, a partir daqui, expresso a minha opinião baseada na vivência de atividades como Técnico de Segurança do Trabalho e, principalmente, como Terapeuta Naturalista, focado na Medicina Tradicional Chinesa.

Como base para o que aqui coloco, explico a origem desse entendimento: - em 1980 realizei a seguinte experiência: adquiri quarenta escargots sendo todos pertencentes à mesma origem e postura; criei dois ambientes, lado a lado, no mesmo espaço, sendo um inserido dentro de um campo eletromagnético formado a partir de corrente contínua e outro, a contra-prova, em um ambiente natural. Como resultado final, obtive o seguinte: os escargots inseridos no campo eletromagnético, ficaram maiores, mais saudáveis e não procriaram; a ração utilizada, rapidamente embolorou. Os que ficaram em ambiente natural, ficaram menores, procriaram e a ração, que era a mesma, não embolorou.

A partir dessa experiência, comecei a estudar a Medicina Tradicional Chinesa e as implicações que os campos eletromagnéticos exercem sobre a nossa estrutura e concluí que, se somos seres cuja composição básica é eletromagnética, portadores de dupla polaridade (positiva e negativa) e vivemos, literalmente, dentro de outro campo eletromagnético, só que formado a partir de corrente alternada, criamos diferenças de potencial que geram excessos energéticos, principalmente em nossas articulações e que acabam por obstaculizar nosso sistema de canais de energia gerando dores, amortecimento, cansaço, enfim, L.E.R.

Portanto, para minimizar/eliminar o problema e melhorar a sua qualidade de vida, além do que já é usual como: micrar 50 minutos e descansar 10, fazer alongamento, buscar a reeducação postural, o equilíbrio nos exercícios físicos e a redução da repetitividade nas atividades, entre outras ações, é recomendado adotar outras providências que são indispensáveis: use roupas de algodão a maior parte do tempo e diariamente caminhe descalço na grama, terra, nem que seja só por alguns minutos (descalço sobre cimento,lajota, etc, é prejudicial).

Saúde!