LuxSalus.blogspot.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day 2010 – Água!

A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a quantidade mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos, existem hoje 1,1 bilhão de pessoas  sem acesso à água doce e se  projetam dificuldades e problemas em 40 anos, quando a população do planeta chegar a 10 bilhões de indivíduos.
Estima-se que de  toda a água existente, 97,5%  está concentrada nos oceanos. Os restantes 2,5% são de água potável,  sendo que somente 0,02% são de rios e lagos e, embora pareça pouco,  a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há  de milhões de anos devido ao ciclo hidrológico, que faz com que as águas  se evaporem, formem nuvens e voltem a se precipitar sob a forma de chuva, neblina, neve, etc, escorrendo posteriormente para o mar,  rios, lagos ou para o subsolo formando os aquíferos subterrâneos.
O Brasil, Canadá. China e Rússia, são os países que possuem as maiores reservas de água potável do planeta, sendo o Brasil   privilegiado em termos de disponibilidade hídrica, com  um volume de 50.000m3 por habitante ao ano.
Mas, infelizmente, há carência no fornecimento de água em muitos paises, que tem que buscar formas de suprir a necessidade de suas populações, e para estes, sim, a situação pode ficar bastante dificil a médio e  longo prazo.
Assim, há somente duas formas de ocorrerem problemas para  o Brasil e os outros paises acima citados: a contaminação e a poluição, que são os fatores que podem vir a inviabilizar a utilização ou causar a redução do volume de água.
Portanto, se houver a conscientização e bom senso das populações desses paises e ações de gerenciamento adequado por parte dos governos, se garantirá a continuidade de fornecimento do mais precioso dos líquidos: a água… Para nós e para toda a população do  Planeta!