LuxSalus.blogspot.com

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O pássaro que desbota quando preso


Temos em nossa fauna um pássaro especial. É o tié-sangue.
 
É avistado próximo às restingas, capoeiras e beiras de mata do litoral do Brasil.
 
Suas asas são vermelhas como o sangue, por isso ganhou esse nome. Possui a cauda negra e uma linda mancha branca no bico.
 
As lindas cores do tié-sangue atraem os criadores, mas é impossível apreciar sua beleza em cativeiro, visto que ele fica com uma cor pálida, alaranjada, desbotada.
 
Pois, entre a variedade dos frutos de que o passarinho se alimenta, há alguns que contém um pigmento de nome astaxantina, que mantêm sua coloração.
 
A beleza do tiê está na proporção de sua liberdade. Quanto mais livre, mais belo.
 
Nesse aspecto, o ser humano se parece muito com o tiê. Precisa estar livre para ser belo, para ser feliz.
 
Precisa alçar vôos com o pensamento, nutrir-se de idéias e sentimentos, interrelacionar-se com os outros e com o cosmos.
 
Necessita conhecer as verdades do universo, bem como as que estão em sua intimidade espiritual.
 
O jovem, em especial, que tem tanta sede de liberdade, muitas vezes se deixa aprisionar pelos vícios de variada ordem, enfraquecendo e tornando-se pálida sombra que caminha a passos largos para a derrota.
 
Jovens que deveriam mostrar suas cores e virtudes individuais, deixam-se levar pela falsa necessidade de se confundir com o grupo, caindo no cativeiro infeliz forjado pelas mídias e pela opinião dos outros.
 
Quem se deixa conduzir pelos modismos, pelas idéias medíocres que tentam fazer do jovem um ser sem vontade própria, é como um pássaro que empalidece, desbota, muda de cor, perde o brilho.
 
Mas os efeitos desse tipo de cativeiro não são apenas na aparência externa. O prisioneiro dos vícios perde a alegria de viver, perde a saúde, perde a esperança.
 
E o jovem, tal qual o tiê-sangue, precisa voar alto, mas com a mente arejada pelas idéias saudáveis da confiança no criador do universo, nas leis soberanas que regem a vida.
 
Jesus afirmou: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
 
Na verdade divina reside a plena libertação. E como sabemos que as leis divinas estão em nós, esculpidas em nossa consciência, podemos, em esforço próprio, começar a buscar a compreensão delas nos auto-analisando, nos auto-conhecendo.
 
Compreendendo os desígnios divinos que nos convidam à melhor ação saberemos como interagir com a realidade que nos rodeia.
 
Confrontando nosso cotidiano com as leis da vida transformaremos nosso modo de ser e de agir, influenciando, positivamente, o meio em que vivemos.
 
***
 
Jovem, conhece-te a ti mesmo e voa no rumo da tua própria liberdade.
 
Voa sem peias, alimentando-te de nobres sentimentos, de experiências saudáveis, de práticas caridosas, a fim de manter tua cor bela e atrativa, não te deixando aprisionar pela ignorância, que te faria empalidecer ou desbotar.
 
Sê como o tiê-sangue, livre e belo, nas andanças das múltiplas existências.
 
Mas não esqueças da responsabilidade necessária para que, verdadeiramente, se instaure a liberdade em tua vida.
 
E lembra-te sempre de que a tua beleza está na proporção da tua real liberdade.
 
Quanto mais livre, mais belo.
 
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. 14 do livro Cartas ao jovem Espírita, de Cristian Macedo.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vida



VIDA
A Vida é efêmera...
Colha os frutos que ela der.
Instantes de amor...
prazer...felicidade...
Viva as emoções
com intensidade...
Colha também,
os momentos de dor...
Melhor chorar por tentar
a verter lágrimas
por não ter arriscado...
Então viva...
Pule...brinque...cante...
dance...chore
ame...
Viva agora!
Colha hoje
os frutos
que a vida der...
Regina Azenha

Inspiração



INSPIRAÇÃO
Essa fonte
que jorra em meu peito
e que recebe o nome
de inspiração,
é apenas o espelho,
que reflete os sentimentos
que norteiam
minh'alma
e povoam
meu coração...
Às vezes se faz risos,
em outras,
simplesmente chora,
nuance de sensações
que há de me acompanhar
pela vida afora...
Regina Azenha

Regina Azenha

É autora dos livros Mulher: Amor e Poesia, lançado em 1986, livro independente mais vendido na Bienal do Livro de Santos, Fragmentos e Mutações, de 1997 e Livro Poesia a quatro mãos, em parceria com André Azenha-2008. Vencedora do prêmio Robalo de Ouro Brasil em 1989 pelo seu primeiro livro.

Valores éticos

Leia essa mensagem conectado à internet

Hoje em dia pode-se perceber a luta inglória travada pelos valores éticos contra os interesses egoístas dos cidadãos.
 
Infelizmente esse problema só se resolverá quando a educação tomar para si essa responsabilidade.
 
Talvez sem refletir muito a esse respeito, os pais são os primeiros a dar exemplos de violação dos princípios éticos que deveriam nortear as ações do homem de bem.
 
Um ponto bastante crítico é a questão dos direitos autorais.
 
A pirataria de CD´s, vídeos, idéias, e outros produtos é assustadora.
 
A aquisição de peças em oficinas de "desmanche" de automóveis roubados, mesmo sabendo disso, por custar mais barato, ou de outra mercadoria produzida por meios ilícitos, também são formas de alimentar essa agressão aos princípios da ética.
 
Geralmente o indivíduo que comete essa falta alega que não poderá ser responsabilizado por isso, pois não foi ele que roubou o carro, nem fez as cópias ilegais.
 
A esse propósito, Allan Kardec, propôs aos espíritos superiores a seguinte questão:
 
"Aquele que não pratica o mal, mas que se aproveita do mal praticado por outrem, é tão culpado quanto este?"
 
Os Benfeitores responderam:
 
"É como se o houvera praticado. Aproveitar do mal é participar dele. Talvez não fosse capaz de praticá-lo; mas, desde que, achando-o feito, dele tira partido, é que o aprova; é que o teria praticado, se pudera, ou se ousara."
 
Hoje em dia é muito comum se jogar a culpa na Internet, pois alega-se que a falta de leis próprias para esse fim e o anonimato favorecem esse tipo de crime.
 
No entanto, o bom senso diz que a Internet apenas mostra o problema ético existente, porém, não o cria.
 
Se o internauta desonesto gosta de uma mensagem que encontra divulgada em algum Site, ele a copia e passa a divulgar como se fosse sua ou como sendo de autoria desconhecida.
 
Mas se o internauta é honesto ele repassará a mensagem preservando os créditos a quem de direito.
 
Como se pode perceber, o problema não é do meio de comunicação, mas do indivíduo.
 
Ambos os indivíduos são filho de alguém, foram alunos de alguém, conviveram com alguém que foi responsável pela sua educação.
 
Quando a criança respira os valores éticos em seu lar, dificilmente os desprezará quando jovem ou adulta.
 
Mas se não recebe essas noções de honradez na infância, raramente as respeitará mais tarde.
 
Assim, vale a pena pensar um pouco sobre essas questões tão importantes e tão graves.
 
E se houver dúvidas quanto a uma ação estar certa ou errada, quanto a se é um bem ou mal, basta seguir a orientação do maior mestre que a terra conheceu e fazer aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem.
 
Ou seja, colocar-se no lugar daquele a quem se dirige a ação e se perguntar se gostaria de estar no seu lugar.
 
Se a resposta for positiva, pode-se agir sem a menor preocupação, mas se for negativa, certamente trará dissabores, mesmo que a ação escape às leis dos homens.
 
Todos nós, sem nenhuma exceção, responderemos por nossos atos perante o tribunal da própria consciência e receberemos de acordo com as nossas obras. E isso nós já sabemos há mais de dois milênios.
 
Portanto, se você deseja ter uma consciência limpa, não acumule detritos morais, pois eles o perturbam e infelicitam, neste mundo ou no além túmulo.
 
Pense nisso!
 
Se você quer ter seus direitos respeitados, respeite os direitos alheios.
 
Faça ao outros somente o que gostaria que os outros lhe fizessem.
 
E para garantir a felicidade dos seus filhos, passe a eles a herança moral da honestidade e da honradez, considerando sempre que a vida não acaba no túmulo, e que as nossas ações seguirão conosco como testemunhas silenciosas, aplaudido-nos ou reprovando-nos.
 
Pense nisso, mas pense agora!

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em O Livro dos Espíritos, questão 640.


Desapego

Mensagem de Mãe Maria
Amados Filhos,
Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
Hoje Eu vos falo do desapego, do tempo de cortar todas as amarras que vos prendem ao mundo da ilusão!
Muitos de vós não compreendeis o real significado do desapego; muitos acham que desapegar-vos é sinônimo de abandonar, de virar as costas, de deixar ir, de não mais conviver com os seres amados, e essa idéia é assustadora para os Filhos da Terra.
É hora de compreender que o desapego é sinônimo de liberdade.
Sim, amados, é tempo de libertar aqueles que fazem parte de vossas vidas, é  tempo de não confundir amor com escravidão, é tempo de amar e ser amado, sem cobranças, sem impor condições.
É preciso que possais compreender que cada habitante da Terra traçou um caminho e escolheu as experiências pelas quais queria passar para avançar no processo da evolução.
Assim sendo, é tempo de compreender que não podeis viver pelo outro, não podeis evitar os desafios pelos quais o outro precisa passar para vencer seus limites.
Cada um exercitou escolhas antes de encarnar e continua exercitando escolhas no dia a dia, e é preciso que essas escolhas sejam respeitadas por todos que aí estão; todos são partes do mesmo barco, mas cada um tem uma missão única a cumprir enquanto passageiro desse barco.
Só cumprindo vosso propósito e deixando que o outro cumpra o dele é que podereis, como ser humano e como humanidade, concluir essa vossa etapa de evolução.
Bem amados, nos rejubilamos com todos vós e estamos muito próximos da humanidade com o intuito de ajudar a acelerar vossos processos de ascensão.
Senti minha presença em vosso coração, e bebei da fonte do amor que Eu disponibilizo para todos vós; invocai por minha presença e Eu aí estarei para auxiliar-vos em todos os momentos, em todos os desafios, apoiando-vos e alimentando-vos com o meu amor.
Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.
SP – Mensagem de Mãe Maria-35-2009 canalizada por Jane M. Ribeiro aos 17/11/09
http://br.groups.yahoo.com/group/maemaria/ 
Entrar no grupo:
maemaria-subscribe@yahoogrupos.com.br