LuxSalus.blogspot.com

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LuxSalus.blogspot.com/Terapia da Escrita

Junto com o blog e com a parte de terapias naturalistas, eu desenvolvi mais um caminho para podermos trabalhar os sentimentos e emoções que quando exacerbados provocam o stress: fonte primeira da existência de desequilibrios que acabam por produzir "doentes".

A denominada "Terapia da Escrita", está em desenvolvimento da seguinte forma: escrevi alguns capítulos de uma estória chamada "Era Uma Vez...", onde encontraremos  personagens que trairam ou foram traídos pelo conjuge, amigos que se amam, terapeutas, homosexuais, bandidos, traficantes, garotas de programa, policiais, mães, filhos, etc, gerando toda uma realidade que procurei copiar do nosso mundo real, embora fictícia .

Mas o por quê disso? Em que uma estória pode nos ajudar a resolver problemas que nos acompanham, já há muitos anos, como um fardo que pertence somente a nós próprios?

Simples: muitas vezes, a nossa necessidade fundamental é de somente sermos ouvidos; ocorre, porém, que nem sempre nos sentimos a vontade para comentar casos tão pessoais, ainda que seja com amigos intimos.
E é nesses casos, em que a Terapia das Palavras pode nos auxiliar, pois falando (ou na presente situação: escrevendo), podemos analisar aquilo que sentimos e assim entender mais claramente os motivos de nossos problemas, os quais, na verdade, são de fácil e rápida solução se conseguirmos parar alguns minutos para analisá-los. Infelizmente nos  envolvemos pelo dia-a-dia, pelo que é corriqueiro e deixamos de lado o que é importante,  sem pensarmos  e refletirmos  sobre  o rumo que nossa vida esta tomando!

Assim, se você considerar participar:

Leia a estória desenvolvida e, se julgar que um determinado personagem tem um  problema semelhante ao seu, indique o número que antecede àquela situação e relate a sua dificuldade detalhadamente no e_mail: " luxsalus@gmail.com " . Lembre-se de omitir o sobrenome de pessoas, nome de cidades e de ruas ou quaisquer outros detalhes que possam identificar você ou outras pessoas.

Como não há necessidade de você se identificar, crie um apelido que servirá para a sua ligação com os fatos/personagens que possam lhe dizer respeito.

Você também pode desenvolver seu personagem; mas é necessário que você nos informe e posteriormente acompanhe o desenvolver e a estrutura da estória, para que haja coerência e continuidade.

Grato!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Olhar de Amor

O presente texto que recebi por e_mail da Redação do Momento Espirita, tráz para reflexão, fatos comuns e dolorosos nos dias atuais, os quais necessitam de muito entendimento e amor para serem superados.

 

Leia essa mensagem conectado à internet

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior é o mérito em superá-la."
Henry Ward Beecher

Foi um choque para aquela jovem mãe quando recebeu o diagnóstico de câncer.
Sucederam-se os tratamentos e, naquele dia, após o internamento, quando ela voltava para casa, se sentiu muito triste. Ela estava consciente da sua aparência. Estava sem cabelos, por causa da radioterapia.
Sentia-se desencorajada. Seu marido continuaria a amá-la? E seu filho? Ele tinha apenas seis anos.
Quando chegou em casa, sentou-se na cozinha, pensando em como explicar a seu filho porque estava tão feia.
Ele apareceu na porta e ficou olhando-a, curioso. Quando ela iniciou o discurso que ensaiara para ajudá-lo a entender o que via, o menino se aproximou e se aconchegou em seu colo, quietinho, a cabeça recostada em seu peito.
Ela acariciou a cabecinha do filho e disse: "você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer e eu vou ficar melhor, como era antes".
O menininho se levantou, olhou para ela, pensativo. Depois, com a espontaneidade da sua infância, respondeu: "seu cabelo está diferente, mãe. Mas o seu coração está igualzinho."
A mãe não precisava mais esperar por daqui a pouco para melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava muito melhor.
O essencial é invisível aos olhos, dizia o pequeno príncipe, no livro de Antoine de Saint Exupéry. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência.
Por isto os casamentos em que o amor é o autêntico laço de união perdura, apesar dos anos transcorridos. Para quem têm olhos de amor, o olhar penetra além do corpo físico que perdeu um tanto do vigor e já não apresenta a exuberância plástica dos verdes anos.
Para esses, o amor amadurece a cada ano, solidificando-se a cada dificuldade enfrentada, a cada óbice superado, a cada batalha vencida.
Enquanto os cabelos vão sendo prateados pelo exímio pintor chamado tempo, e a artista plástica chamada idade vai colocando pequenos sinais na face, aqui e ali, o amor mais cresce.
O sentimento se engrandece à medida que o passo deixa de ser tão vigoroso e um se apóia no outro para descer os degraus, para subir uma escadaria.
A solidariedade se torna mais intensa, enquanto a vista se embaça um pouco e o extraordinário computador que é o cérebro já não consegue fazer as corretas equações matemáticas, para aquilatar se dá ou não tempo para atravessar a rua. Uma mão segura a outra, muda, para afirmar: esperemos um pouco.
Envelhecer ao embalo do amor é maravilhoso. Desfrutar do aconchego um do outro é reconfortante.
Felizes os casais que envelhecem juntos. Felizes os filhos que sabem aproveitar da companhia generosa de pais e avós que o tempo alcançou.
..............................................
De todos os momentos da vida os mais preciosos são os desfrutados com amor.
Quando as dificuldades se avolumam, os problemas crescem, os dias solitários chegam, é maravilhoso ter momentos de carinho para serem recordados.
Momentos que recebemos ou que ofertamos. Momentos que nos fizeram extremamente felizes. Momentos que, revividos, pelos fios invisíveis do pensamento, ainda nos reconfortam e aquecem o coração.
Por tudo isso, ame muito e permita-se amar por seus amores.

 

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. O Prognóstico de Rochelle M. Pennington, do livro Histórias para Aquecer o Coração das Mães, ed. Sextante.

.....................................................

domingo, 21 de setembro de 2008

Selos! Se Não Tê-los, Como Sabê-los?

By Oscar Luiz Meu amigo Oscar Luiz do blog By Osc@r Luiz me concedeu o selo abaixo: Blog Consciente! Mas com certeza, este é um selo muito complicado de administrar, pois que consciência engloba uma quantidade muito grande de outros predicados.

Quando alguém se diz ou é apontado como consciente, isto significa que ele foi instruido e educado a respeito de tudo aquilo que o termo apresenta em relação àquele determinado fato ou situação, pois somente após isso é que se adquire consciência; então imaginem o que não se faz necessário para manter essa qualidade.

Mas você pode dizer: Ah! É só um selo; representa um ato de camaradagem e nada mais...

Talvez você esteja pensando isso devido à quantidade de selos que estão sendo cedidos e isto esteja se tornando muito comum; é possível, mas ainda assim há que se manter esse qualificativo intacto e corresponder integralmente ao que este significa sob pena de tudo o mais perder o valor.

Selo blogconsciente

Assim meu amigo Oscar Luiz, lhe agradeço de coração e farei o possível para continuar sendo coerente e manter o blog sempre consciente!