LuxSalus.blogspot.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008 - A Pobreza e a Queda de Brasília

  image

Não é possível começar a falar de pobreza, sem antes procurar saber aonde está a riqueza. Conforme estudo desenvolvido pelo Boston Consultivo Group, um milionésimo por cento da população detém um quinto de toda riqueza mundial.

O estudo de mais de 60 mercados que concentram 98% de toda a riqueza produzida no mundo, indica um crescimento global de mais de 4,9%, tendendo a cair em função da crise financeira originada nos Estados Unidos.

Por outro lado, conforme o diretor da ONU para a Agricultura e Alimentação – FAO, Jacques Diuf, o número de famintos no mundo aumentou para 925 milhões de pessoas, e boa parte são brasileiros.

É uma triste informação!

Muitos costumam comentar que pobres são pobres porque querem; porque trabalho tem!

Tem, é verdade; mas para técnicos ou especialistas, onde não se enquadra mais de 80% da população brasileira. E por que não vão estudar? Porque precisam comer para sobreviver! Mas podem estudar em outro horário! Não! Não podem! O nosso sistema de ensino é arcaico e os responsáveis por ele, são incapazes e/ou desinteressados em adequá-lo. Nosso ensino ainda é estupidamente elitista.

O maior contingente de pessoas pobres, é oriundo do campo, de onde praticamente foram expulsos pela insustentabilidade existente.

Hoje o que temos, são situações em que, não importa qual o lugar você resolva ir, alí haverá alguem te pedindo ajuda.

Se você vai a um restaurante, ao olhar para fora do estabelecimento, alí estará um esfomeado olhando para cada garfada que você coloca na boca; se você vai a um parque ou uma praça e compra doces para teu filho, crianças pobres vem e te pedem um pouco, um pedaço, e assim para o demais.

É comum vermos famílias inteiras vasculhando o lixo, para encontrarem algo que lhes sacie a fome; e como é triste e doloroso observar essas cenas.

Este é o retrato desde país, que exporta alimentos para o resto do mundo; que tem reservas de riquezas naturais que país algum no mundo possuí e que possuí a maior reserva de água potável do planeta.

Mais do que pobres na matéria, este é o país que mais pobres de espirito possuí; aqui, infelizmente, dá-se o peixe mas não se ensina a pescar, porque é necessário controlar a maioria para, com demagogia sustentar o ego.

Então vamos lá! Vamos fazer campanhas para arrecadar fundos para isso e para aquilo; distribua-se vale alimentação, vale-leite, vale... Pronto! Fiz minha obrigação. Estou com a minha consciência tranqüila; hoje ajudei muitas pessoas a comerem um pedaço de pão.. Agora posso colocar minha cabeça sobre o travesseiro e dormir o sono dos justos! Sou nobre! Sou bom!

E amanhã?

Amanhã? Ah! Eu já fiz a minha parte!

A cada dia que passa, sob o olhar indiferente dos brasileiros afortunados, nós entre eles, cresce cada vez mais o número de necessitados, que já é maioria.

Falta pouco para termos a queda de Brasília!

Que ouçam os franceses que já aprenderam a repartir, porque os brasileiros sequer sabem ouvir!

domingo, 12 de outubro de 2008

Pessoas que brilham...

Reproduzo aqui, um excelente texto, de autoria de Mariangela Dal Sasso, que me foi encaminhado pelo meu amigo José Claudio Carvalho.

Algumas pessoas tem um brilho especial que nos atrai, nos deixam curiosos, querendo nos aproximar, querendo saber mais sobre elas, elas nos fazem sentir bem, em paz.
De onde vem esse brilho? O que há de especial nelas?
Essas pessoas brilham simplesmente porque são verdadeiras, porque são o que são e tem consciência de sua origem divina.
Seu brilho nada tem a ver com sua aparência física, com as roupas que usam ou com sua situação financeira, mas sim com o reconhecimento de sua essência e sua sincera gratidão. Reconhecem que não são mais nem menos que ninguém, mas sim iguais em essência e reverenciam a vida em sua totalidade. Brilham de amor.
São pessoas que olham nos olhos, tocam, sentem, elas simplesmente são o que são e mais nada. Não estão ali para acusar, nem julgar, nem cobrar, nem comparar, mas sim para amar com compreensão sem nada esperar em troca. Estão ali inteiras.
A verdadeira força está na verdade, na integridade, na sinceridade, na humildade, no respeito, que são os ingredientes básicos da sabedoria. A verdadeira coragem está na liberdade de criar seu universo próprio sem se deixar afetar pela a ilusão alheia.
Somos todos luz, somos todos Um. A verdade não precisa de palavras e nosso subconsciente a reconhece pois estamos todos conectados. Para brilharmos precisamos apenas silenciar nossas mentes calando nosso orgulho e egoísmo e contemplarmos nossa própria beleza refletida no outro além das atitudes.

Mariangela Dal Sasso