LuxSalus.blogspot.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day – Alterações Climaticas

blog action day

















Vamos nós para mais uma edição do Blog Action Day.          São milhares de blogs ao redor do mundo trazendo discussões sobre as alterações climaticas em andamento e consequentes prejuizos à vida como um todo.
Saúde, alimentação, viagens, eventos, negócios, politica, são algumas das facetas abordadas, pois, sem dúvida alguma, esses assuntos fazem parte de um sistema que, devido ao crescimento desordenado por nós provocado, está colocando o planeta em risco e, consequentemente, também a biodiversidade existente, na qual, obviamente, nos incluimos.
A poluição, a utilização excessiva dos recursos naturais, a expansão urbana, industrial e da agricultura, em detrimento dos habitats naturais, está levando muitas espécies e subsistemas à extinção.
O desmatamento, em função de tudo isso, é aplicado cada vez mais celeremente, desiquilibrando completamente todo o nosso ecossistema.
A importação de espécies animais e vegetais não nativos, também acabou por gerar mais problemas ao invés de tornar-se uma solução.
A poluição, o desmatamento, a emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outros, são aplicados em proporções geométricas em se considerando o chamado desenvolvimento sustentado, até agora simples figura de retórica.
Como solução, especialistas e governos tem proposto a adoção de desmatamento zero, controle da natalidade e redução da emissão de carbono, entre as principais medidas, como se somente essas ações fossem suficientes.
Esquecem eles, que as causas tem origem em problemas mais intrínsecos à realidade humana naquilo que dizem respeito, à falta de educação, cultura, pobreza e à degradação humana.
A falta de educação e cultura tornam maléfica a pobreza e acabam por exigir dos governos, investimentos financeiros, cuja finalidade básica é atender a população carente que, em maioria, não gera retorno fazendo com que ocorram aumentos de impostos, com consequente necessidade de aumento de produção, etc, numa crescente corrida de destruição.
A base de uma nação, portanto, está estruturada na educação de seus cidadãos; a consciência de seus direitos, deveres e limites, facilitam o entendimento da vida como um todo de direito universal, onde a natureza pode ser mantida e respeitada.
Paulo Pinto Pereira  -     Curitiba, Pr. 15.10.2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Transcendência

Dias atrás postei o texto “Amigos encantam” e em seguida, como a comprovar o conteúdo do post, tive a alegria de almoçar com a minha querida amiga, virtual até então, Marihá, que entre outros talentos é poetisa, e veio a Curitiba em curso e buscou encontrar seus amigos “virtuais” .

Mas além da mudança “ de virtual para pessoal”, que condição comprovou a situação disposta no texto?

Me mostrou muito claramente que, aquela pessoa com quem eu conversei pessoalmente, não diferia em quase nada daquela existente somente na condição virtual. Os pensamentos, idéias e de certa forma, os hábitos de comportamento eram iguais... Pela lógica só podem ser – podem vocês afirmar... Concordo, mas o que destaco aqui é que não houve um novo relacionamento, um novo conhecimento ou amizade... Houve isto sim, a continuidade daquilo que existia antes, como se a virtualidade não tivesse existido de fato... Foi como se, efetivamente, a transcendentalidade tivesse ocorrido em praticamente todos os momentos em que trocamos recados, e_mails, etc.

Outras pessoas, de amigos virtuais passaram a amigos pessoais e, de cada uma, dentro do envolvimento existente, obtive uma resposta.

Não sei se é assim com todos, mas posso afirmar que me sinto feliz em comprovar a nossa transcendência e em saber que a amizade, o carinho e tudo de bom que obtemos através da tela de um monitor, é presente, é real.

Uma gota de talento:


Viro menina...
Libero meus sentimentos...
Passo a te imaginar...
Vibro por você...
Sinto-te tão perto de mim...
Meu dia fica iluminado...
Esqueço de minhas tristezas...
E passo a sonhar contigo...
Você é minha alegria...
Que eu queria todos os dias...
Você é minha magia...
Que me ilumina e me faz viajar...
Você é simplesmente...
Um anjo nas horas de calmaria...
*Marihá*