LuxSalus.blogspot.com

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mulheres - Um Misto de Amor,Ternura e Coragem!

Hoje, conversando com uma amiga muito querida a respeito da saúde dela, fiquei a pensar sobre quem são realmente esses seres, algumas vezes doces e maravilhosas e outras, explosivas e... maquiavélicas, capazes de destruir sem arrependimento.

Praticamente toda a minha vida foi ao lado delas; primeiro com minhas irmãs, mais novas que eu: enchiam a casa de amigas e juntos iamos passear, a bailes, festas, etc. Após os dezoito, fui morar na casa da minha tia que era universitária e novamente, lá estava o apartamento cheio de mulheres. Sem considerar as namoradas e as paixões, casei aos vinte e quatro e continuo casado até hoje; lá se vão 30 anos! Mas continuo apaixonado por elas! O que mais me atraí são os olhos, que muitas vezes me permitem ver em profundidade de tão expressivos que são; em outras ocasiões se apresentam enigmáticos, não permitindo sequer imaginar o que ocorre por dentro do coração daquele maravilhoso ser...

É! Eu disse maravilhoso ser! Não consigo ver uma mulher de outra maneira. A sua delicadeza, presença, charme e humor extremamente volúvel, se fazem constantes dentro de uma completa inconstância de ser: em segundos, o mais lindo dos dias adquire um aspecto incrivelmente tempestuoso...

E na verdade, idade não conta na rapida descrição que eu fiz: ela pode ter três, treze, trinta ou setenta; o comportamento terá as mesmas variações, o mesmo charme, a mesma ternura, delicadeza e o mesmo e inconstante humor!

Mas parando com os devaneios, existe o aspecto mais triste, e ao mesmo tempo, exatamente aquele que demonstra a coragem e uma grande  vontade de viver: a minha querida amiga, como tantas outras mulheres, teve câncer em uma das mamas e se viu obrigada a retirar uma parte e também parte dos ganglios linfáticos; então veio a quimioterapia,  os problemas hormonais, a queda dos cabelos, etc.   Mas o tratamento e seus efeitos colaterais devem continuar até cinco anos após; pelo menos neste caso...

Enfim, não me coube conversar em detalhes, pois enquanto ela me falava a respeito, eu olhava seus lindos olhos azuis e a admirava pela vontade não só de viver, mas de bem viver!

Então, que se agradeça a Deus, porque elas são nossas mães, nossas irmãs, nossas esposas, nossas filhas, nossas amigas; porque elas são maravilhosas e principalmente, porque elas estão conosco.

Abraços!

6 comentários:

  1. Poxa vida, Paulo! Vendo você todos os dias profissionalmente, nunca desconfiei que você tivesse tanta sensibilidade... Fiquei encantada com o texto e percebi que há muito mais em você do que os olhos podem ver. Parabéns pela sua habilidade com as palavras... você consegue colocar o coração em cada vírgula.
    Grande abraço.
    Sandrinha.

    ResponderExcluir
  2. Grato, Sandra! Os textos muitas vezes refletem acontecimentos diários e traduzem as alegrias e tristezas de muitos que nos cercam, o que torna mais fácil a transcrição das emoções e sentimentos envolvidos no processo chamado "viver".
    No mais, vocês merecem!
    Abraços!
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Paulo, pelo instrutivo blog.
    Sempre que o meu escasso tempo permitir, virei aqui me nutrir com informação de qualidade.
    Grande abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Paulo contituo a lhe dize(escrever)teus pensamentos me fazem refletir, fiquei emocionada com o texto que lindo.
    A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida.
    Amigo como você, são difíceis de encontrar e impossíveis de esquecer. Parabéns!

    Paula
    Fortaleza-Ceará

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oscar, meu amigo, a sua presença é que nutre a qualidade da escrita. Agradeço a gentileza e a visita; a casa é sua.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Paula! A emoção gerada pela beleza somente acontece em pessoas cuja razão de viver é o amor, pois só ele é capaz de temperar a receita de uma verdadeira amizade.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!