LuxSalus.blogspot.com

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PÁTRIA MADRASTA VIL

Recebi por e_mail. Não há como não postar, não discutir, não chorar!
Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios?? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos... Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'. A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.

14 comentários:

  1. Um desabafo que parecia estar contido a longo tempo.
    Grito preso na garganta que veio à tona na hora certa e no lugar certo.
    A arte do marketing está em evidenciar o que há de bom e ofuscar com isso o que há de ruim.
    Pelo próprio contraditório a que ela se refere, alguém precisava fazer o contrário.
    Eis que ela o fez e com maestria.
    Há muito que se refletir e foi isso que ela conseguiu de mim e tenho certeza, conseguirá de qualquer um que tenha o privilégio de passar por aqui e lê-la como eu fiz.
    Parabéns pela postagem, meu amigo.
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Oscar, muitos de nós tem refletido e alguns, poucos, realizado; mas o porquê disto?

    Nosso país é mais do que rico; é abençoado por tudo o que produz e tem em reservas. Mas é um dos países que mais pobres possuí; e aqui falando unicamente de bens materiais, porque se formos incluir bens culturais, a estatística sobe absurdamente. Sempre ouvi dizer que Deus é brasileiro, e esse é um pensamento que explica bem a nossa conduta: vamos deixar a solução dos problemas por conta dos prefeitos, que infelizmente também pensam assim e deixam por conta do governo, e assim sucessivamente vão nos levando para o abismo,pois todos crêem que as coisas se resolverão por um passe de mágica e sempre haverá em quem colocar a culpa. Esquecemos, dentro do nosso egoismo, que muitos passam fome, muitos estão doentes...
    Urge mudarmos! Imprescindível formar Cidadãos, com C maiúsculo, que efetivamente sejam patriotas, mas no sentido de que entendam ser preciso ajudar aos nossos, em todos os segmentos, para que então possamos nos tornar cidadãos do mundo e ajudar nossos outros irmãos.
    Mas urge fazer algo! Já estamos, perigosamente, próximos a dar um passo em direção ao vazio do abismo!

    ResponderExcluir
  3. Legal!!!
    A redação está muito boa. Tanto que ganhou até prêmio não é mesmo?!
    Mas, o BRASIL, a terra abençoada que nos acolhe, não é a responsável por seus filhos "desviados" do caminho da moral, da ética e dos "bons modos". Todos receberam sim, tudo que precisavam. Tiveram todas as condições para fazer desta TERRA MÃE GENTIL o melhor lugar para se viver. A Mãe Brasil forneceu tudo: água em abundância, terra fértil onde tudo que se planta dá (e dá mesmo), riquezas infinitas e belezas sem iguais. Mas, seus filhos preferiram explorá-la, queimaram suas florestas, venderam e mataram sua fauna, encheram o seu ar de poluição. Isso tudo por ganância e com a desculpa do progresso.
    Acho que a nossa estudante Clarice nos mostrou que sabe ver, refletir e opinar.
    Ah! Sim, e escrever muito bem, mas, deixou escapar em seu discurso o quanto ainda está impregnada pelo preconceito, o quanto ainda se "deixa levar" (ela também) por conceitos irraizados, dos quais, sem perceber se apropria para utilizar em seu discurso.
    A idéia está correta, a revolta tem fundamento, mas é preciso defendê-la EXCLUINDO TRÊS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS que foram incorporados ao seu texto:

    1º - A MÃE É SEMPRE A CULPADA - Já é hora de pararmos de responsabilizar as mães por tudo de errado que seus filhos fazem. Muitas mães dão afeto, educação, diálogo, oportunidades, e tudo enfim que um filho precisa e, ainda assim, o filho digamos, "descamba".

    2º - A MADRASTA É SEMPRE MÁ - Outro mito que transborda preconceito é esse da madrasta má. Tem muita madrasta que é mais mãe do que muita mãe biológica.

    3º - BICHO PODE SER MAL TRATADO – Esse, para mim, é o pior deles. Bicho deve ser tratado como gente deve ser tratada, ou seja, com respeito, carinho e dignidade. A maneira que ela usou para finalizar o texto deixa im(ex)plícito que BICHO pode ser tratado com desrespeito e crueldade, mas GENTE não.

    Espero, sinceramente, que o poder de reflexão da aluna Clarice a faça um dia perceber que ela também está “muito bem manipulada” por esta estrutura que ela combate. E se ela acha que as mudanças precisam vir de dentro para fora, é imprescindível que ela comece por ela mesma - de dentro para fora.
    Ah! Outra coisa, não gostaria de ser "pobre" (acho que ela quer dizer, pobre, pobrinho meeeesmo!!)em nenhum lugar do mundo. Já pensou? Ser pobre na África, na Índia??? .........

    Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mila!
    Grato pela sua opinião; por ser bem posicionada, me fez pensar mais.
    Mas eu concordo com a Clarice; ela não se refere a mãe e sim a madrasta, porque mãe não faria tudo que é feito neste país. Você deixaria seus filhos passarem fome? Com certeza, não! Mas o Brasil (NÓS CIDADÃOS), deixamos sim. Temos um governo populista que dá o peixe mas se recusa a ensinar a pescar porque teme perder o poder; e essas pessoas que recebem de graça e não se preocupam, serão em breve os responsáveis pela continuidade dos nossos problemas; só que talvez elas nunca venham a saber disso.
    E com relação aos bichos, não significa que eles podem ser maltrados, mas sim que eles SÃO maltrados.
    Este, Mila, é um país cuja população é amoral, infelizmente!
    Mas, respeito sua opinião e espero que retorne, pois esta é uma das formas que temos para crescer: dialogar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente: não tem como não chorar ou discutir!!!
    Chorar pelo baixíssimo nível do texto de uma universitária de 26 anos e aluna de umas das melhores universidades brasileiras!!!Só imagino os outros 49 mil e tantos textos que não foram "premiados"!!!
    E discutir seriamente o que podemos fazer para mudar esse ensino cretino e ordinário!!!
    Provavelmente essa opinião será "moderada", mas ...

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo André!
    A opinião foi moderada, mas é sua e, portanto, está publicada. Não há como ser censurada, visto não conter nada ofensivo.
    O ensino é cretino e ordinário neste país, mas o texto estava incluso entre 50 mil outros pertencentes a estudantes: ingleses, norte-americanos, argentinos, italianos, etc.
    Pelo que posso ver, você é bastante exigente e portanto, fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos assuntos a serem trabalhados neste blog.
    Seja muito bem-vindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. hábito da crítica pela crítica é cultural (no caso do Brasil)... chamar a própria Pátria de Vil !!!!! É agir de forma mal intencionada...
    afinal quem a criou??? educou???? deu-lhe condições de liberdade, moradia e tratou-a como cidadã ???? ou seria a autora da redação de outro país????
    E mais.... a referida cidadã tem: 26 anos, ou seja, elegeu vários representantes ´políticos' que poderiam atuar... porque não os menciona??? Mais ainda qual a instituição que contribui????? Ora..

    falácias e falácias dessa cara cidadã....

    A mãe gentil... está mais que necessitada de filhos que
    "vossos peitos , vossos braços
    são muralhas do Brasil"

    e não vossas línguas, vossas opniões de senso comum sem propostas, vossas críticas repetidas sem participação cidadã.....

    ...
    ...
    Espero que tal debate, faço-nos mexer...
    não pela crítica ou qualidade da mesma, mas por amor a 'mãe' gentil
    que a continua aconlhendo e divulgando as idéias dessa jovem....

    ResponderExcluir
  8. Antes de tudo, eu gostaria sinceramente que você se identifica-se. Eu não sei a quem estou me dirigindo; ou é mais fácil para você se esconder? Essa cidadã chamada Clarice e que escreveu esse texto, com o qual eu concordo com 90% das afirmativas que alí estão, deu a cara a tapa para colocar a nível mundial a sua opinião; o número de pessoas que vem a este blog é muito pequeno, então...me deixa olhar nos teus olhos!
    Te espero!

    ResponderExcluir
  9. COMO BRASILEIRA DA TERCEIRA IDADE, E QUE JÁ VIU MUITAS COISAS NESSE MUNDO, SÓ TENHO A DIZER Ã CLARISSE QUE ELA ESTÁ DE PARABÉNS PELO PRÊMIO INTERNACIONAL, MAS QUE É UMA PENA QUE ELA AINDA NÃO TENHA VIVIDO O SUFICIENTE PARA VER QUE NOSSA PÁTRIA, QUE AS VÊZES PARECE MADRASTA É SEMPRE ACOLHEDORA COM SEUS VALOROSOS FILHOS, INÚMEROS, QUE NÃO FOGEM DA LUTA E COMO NOSSO PRESIDENTE ,VENCEM TODAS AS ADVERSIDADES E CHEGAM LÁ.
    O IMPORTANTE É ACREDITAR QUE QUALQUER SONHO É POSSÍVEL NESTE NOSSO PAÍS.
    PENSE NISSO E SIGA EM FRENTE. O MELHOR CAMINHO NEM SEMpRE É O MAIS FÁCIL.

    ResponderExcluir
  10. Grato, minha querida amiga, pela sua vida e pelos seus comentários.
    São várias as opiniões a respeito do contido nesse texto, com o qual eu concordo em pelo menos 90% das afirmativas. Muitas vezes a discordância pode ser devida ao enfoque diferenciado, que depende muito do nosso momento, vivência, etc.
    De qualquer forma, é, com certeza, sonho de todo brasileiro tornar este país o coração do mundo... e ainda conseguiremos com a graça de Deus!

    ResponderExcluir
  11. olá pessoal, preciso comentar este texto, muito bem estruturado por sinal, porém , uma pena ter comparado com madrasta, (já que sou uma) e não concordo com esta lamentável comparação, que ao meu ponto de vista só denigre( discrimina? rotula? ) mulheres guerreiras que criam filhos que não são seus ( biológicos ) com tanto amor e responsabilidade quanto uma "mãe biológica"...respeito o posicionamento da autora do texto que precisava comparar algo
    "bom" x "ruim" , porém critico a forma como procedeu e a péééééssima analogia ...
    Lucimara Costa - Projetista -madrasta

    ResponderExcluir
  12. Olá, Lucimara!
    Concordo com a sua opinião. Publiquei o texto por considerá-lo muito bom. Creio que a figura é somente comparativa, de algo que vem de muito longe e que hoje, nada mais tem de real.
    Grato pela visita.
    Abraços,
    Paulo

    ResponderExcluir
  13. não concordo,pois tem muita madrasta que é muito melhor que mães biolóogicas,não gostei da comparação

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Verdade! Não podemos rotular as pessoas, mas cada um tem o seu ponto de vista. Respeito o dela,como o seu. No presente caso, em se tratando de um concurso internacional, considerou-se, creio eu, a idéia central do texto e não os detalhes, cuja figura, a madrasta, é somente comparativa.
    Grato pela visita.
    Abraços.
    Paulo

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!