LuxSalus.blogspot.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008 - A Pobreza e a Queda de Brasília

  image

Não é possível começar a falar de pobreza, sem antes procurar saber aonde está a riqueza. Conforme estudo desenvolvido pelo Boston Consultivo Group, um milionésimo por cento da população detém um quinto de toda riqueza mundial.

O estudo de mais de 60 mercados que concentram 98% de toda a riqueza produzida no mundo, indica um crescimento global de mais de 4,9%, tendendo a cair em função da crise financeira originada nos Estados Unidos.

Por outro lado, conforme o diretor da ONU para a Agricultura e Alimentação – FAO, Jacques Diuf, o número de famintos no mundo aumentou para 925 milhões de pessoas, e boa parte são brasileiros.

É uma triste informação!

Muitos costumam comentar que pobres são pobres porque querem; porque trabalho tem!

Tem, é verdade; mas para técnicos ou especialistas, onde não se enquadra mais de 80% da população brasileira. E por que não vão estudar? Porque precisam comer para sobreviver! Mas podem estudar em outro horário! Não! Não podem! O nosso sistema de ensino é arcaico e os responsáveis por ele, são incapazes e/ou desinteressados em adequá-lo. Nosso ensino ainda é estupidamente elitista.

O maior contingente de pessoas pobres, é oriundo do campo, de onde praticamente foram expulsos pela insustentabilidade existente.

Hoje o que temos, são situações em que, não importa qual o lugar você resolva ir, alí haverá alguem te pedindo ajuda.

Se você vai a um restaurante, ao olhar para fora do estabelecimento, alí estará um esfomeado olhando para cada garfada que você coloca na boca; se você vai a um parque ou uma praça e compra doces para teu filho, crianças pobres vem e te pedem um pouco, um pedaço, e assim para o demais.

É comum vermos famílias inteiras vasculhando o lixo, para encontrarem algo que lhes sacie a fome; e como é triste e doloroso observar essas cenas.

Este é o retrato desde país, que exporta alimentos para o resto do mundo; que tem reservas de riquezas naturais que país algum no mundo possuí e que possuí a maior reserva de água potável do planeta.

Mais do que pobres na matéria, este é o país que mais pobres de espirito possuí; aqui, infelizmente, dá-se o peixe mas não se ensina a pescar, porque é necessário controlar a maioria para, com demagogia sustentar o ego.

Então vamos lá! Vamos fazer campanhas para arrecadar fundos para isso e para aquilo; distribua-se vale alimentação, vale-leite, vale... Pronto! Fiz minha obrigação. Estou com a minha consciência tranqüila; hoje ajudei muitas pessoas a comerem um pedaço de pão.. Agora posso colocar minha cabeça sobre o travesseiro e dormir o sono dos justos! Sou nobre! Sou bom!

E amanhã?

Amanhã? Ah! Eu já fiz a minha parte!

A cada dia que passa, sob o olhar indiferente dos brasileiros afortunados, nós entre eles, cresce cada vez mais o número de necessitados, que já é maioria.

Falta pouco para termos a queda de Brasília!

Que ouçam os franceses que já aprenderam a repartir, porque os brasileiros sequer sabem ouvir!

4 comentários:

  1. O texto do João Assis, desta emana, de certa forma, vem ao encontro deste, pois trata dos problemas sociais que estamos acostumados a ver e nada fazemos para melhorar ou resolver, já que não temos nada com isso. Certos estão os franceses. Mas, pra chegar lá, é preciso crescer inlelectualmente. Beijos, Paulo, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir sua vista e ler seu excelente texto.
    Muito bem abordado o tema proposto.
    Só quando todas as pessoas tiverem acesso a educação consiguiremos mudar o país.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciana, Catarino! Grato pelos comentários. Temos um um longo caminho pela frente. O grande problema é que não podemos mais ir vagarosamente como atualmente estamos; urge começarmos a correr.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Publicarei nesta Quinta-Feira. um post que considero polêmico: PAI RICO, PAI POBRE - QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!