LuxSalus.blogspot.com

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A Estória dos Três Porquinhos Contada por um Engenheiro


Esse texto é como uma adaptação da estória dos três porquinhos para o ramo da engenharia. A estória ficou muito legal.
Esta circulando pela internet sem indicação de autoria.

O filho quer dormir e pede ao pai (engenheiro) para contar uma estória e ele conta a dos três Porquinhos.
Meu Filho, era uma vez três porquinhos (P1, P2 e P3) e um Lobo Mau, por definição, LM, que vivia os atormentando.
P1 era sabido e fazia Engenharia Elétrica e já era formado em Engenharia Civil.
P2 era arquiteto e vivia em fúteis devaneios estéticos absolutamente desprovidos de cálculos rigorosos.
P3 fazia Comunicação e Expressão Visual na ECA.
LM, na Escala Oficial da ABNT, para medição da Maldade (EOMM) era Mau nível 8,75 (arredondando a partir da 3ª casa decimal para cima). LM também era um mega investidor imobiliário sem escrúpulos e cobiçava a propriedade que pertencia aos Pn (onde "n" é um número natural e varia entre 1 e 3), visto que o terreno era de boa conformidade geológica e configuração topográfica, localizado próximo a Granja.
Mas nesse promissor perímetro P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda protegida e com mecanismos automáticos.
Já P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno que mais parecia um castelo lego tresloucado.
Enquanto P3 planejou no Autocad e montou ele mesmo, com barbantes e isopor como fundamentos, uma cabana de palha com teto solar, e achava aquilo "o máximo".
Um dia, LM foi ate a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3:- "Uahahhahaha, corra, P3, porque vou gritar, e vou gritar e chamar o Conselho de Engenharia Civil para denunciar sua casa de palha projetada por um formando em Comunicação e Expressão Visual! "
Ao que P3 correu para sua amada cabana, mas quando chegou lá os fiscais do Conselho já haviam posto tudo abaixo. Então P3 correu para a casa de P2.
Mas quando chegou lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando:- "Abra essa porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar e chamar o Greenpeace, para denunciar que você usou madeira nobre de áreas não-reflorestadas e areia de praia para misturar no cimento."
Antes que P2 alcançasse a porta, esta foi posta a baixo por uma multidão ensandecida de ecos-chatos que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pixando e entoando palavras de ordem.
Ao que segue P3 e P2 correm para a casa de P1.Quando chegaram na casa de P1, este os recebe, e os dois caem ofegantes na sala de entrada.
P1: O que houve?
P2: LM, lobo mau por definição, nível 8.75, destruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.
P3: Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Comunicação e Expressão Visual!
Tum-tum-tum-tum-tuuummm!!!! (isto é somente uma simulação de batidas à porta, meu filho! o som correto não é esse).
LM: P1, abra essa porta e assine este contrato de transferência de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Conselho de Engenharia em cima de você!!!, e se for preciso até aquele tal de Confea.
Como P1 não abria (apesar da insistência covarde do porco arquiteto e do…do… comunicador e expressivo visual) LM chamou os fiscais, e estes fizeram testes de robustez do projeto, inspeções sanitárias, projeções geomorfológicas, exames de agentes físico-estressores, cálculos com muitas integrais, matrizes, e geometria analítica avançada, e nada acharam de errado. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Greenpeace, mas todo o projeto e implementação da casa de P1 era ecologicamente correta.
Cansado e esbaforido, o vilão lupino resolveu agir de forma irracional (porém super-comum nos contos de fada): ele pessoalmente escalou a casa de P1 pela parede, subiu ate a chaminé e resolveu entrar por esta, para invadir.
Mas quando ele pulou para dentro da chaminé, um dispositivo mecatrônico instalado por P1 captou sua presença por um sensor térmico e ativou uma catapulta que impulsionou com uma força de 33.300 N (Newtons) LM para cima.
Este subiu aos céus, numa trajetória parabólica estreita, alcançando o ápice, onde sua velocidade chegou a zero, a 200 metros do chão.
Agora, meu filho, antes que você pegue num repousar gostoso e o Papai te cubra com este edredom macio e quente, admitindo que a gravidade vale 9,8 m/s² e que um lobo adulto médio pese 60 kg, calcule:
a) o deslocamento no eixo "x", tomando como referencial a chaminé.
b) a velocidade de queda de LM quando este tocou o chão e
c) o susto que o Lobo Mau tomou, num gráfico lógico que varia do 0 (repouso) ao 9 (ataque histérico).

6 comentários:

  1. Nossa! Vou mandar este post para um amigo arquiteto meu. Chamar o Greenpeace foi ótimo! ri muito.
    Paulo, final de ano e férias, faz com que eu fique meio sumida, mas sempre que dá, apareço para dar sinal de vida. Um Feliz 2009 pra ti, com muitas renovações e muita energia positiva!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniela! O pessoal tem muita imaginação mesmo! Eu também não tenho tido muito tempo e até dia 15 devo continuar assim, depois normaliza, eu acho...rsrsrs
    Vou passar no teu blog mais tarde!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu querido amigo Paulo!

    Está quase na hora da "virada", hein?

    Te adoro amigo!

    Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

    Aproveito para deixar um convite...
    Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

    Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

    http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

    Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
    e-mail para blogagem Quiosque Azul:
    happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

    Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
    http://quiosqueazul.blogspot.com/

    Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
    http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

    Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo

    2009 especial e que estreitemos ainda mais a amizade que nasceu ano passado!!!
    Ótima crônica, deveria sair em cadeia nacional, hhahahaha!!!
    Bjux
    Ps. Estava no mato(Guapimirim e lá não tem net!!!)

    ResponderExcluir
  5. Só Um paqueno comentário: A palavra estória não existe em nossa lingua. Tem-se usado muito para diferenciar história de ficção com história real, mas na verdade ambas se escrevem da mesma forma.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo Roberto, grato pela informação, mas eu aprendi a diferenciar as situações (realidade e ficção)e sempre utilizo ambas as palavras. A palavra "estória" foi incluida na ligua portuguesa em 1919 e não é porque o Aurélio não a referencia, que ela não existe; é um brasileirismo.
    Mas agradeço novamente e vou pesquisar mais profundamente para me definir.
    Abraços e espero continuar a ser merecedor das suas visitas e opiniões.
    ---------------

    As palavras "estória" e "história" são aceitas por diversos autores, com significados distintos:

    - estória: exposição romanceada de fatos imaginários, narrativas, contos, fábulas;

    - história: para dados históricos, que se baseiam em documentos ou testemunhos.

    Estas duas palavras constam do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Mas o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa recomenda simplesmente a grafia história, nos dois sentidos. E o dicionário de Caldas Aulete refere-se à forma estória como um brasileirismo, isto é, apenas um aportuguesamento da forma inglesa "story".
    -----------------

    Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional[1].

    Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa[1][2].

    O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, não figurando nos dicionários portugueses e apenas em alguns brasileiros Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta.

    O Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história
    ______________

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!