LuxSalus.blogspot.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day – Alterações Climaticas

blog action day

















Vamos nós para mais uma edição do Blog Action Day.          São milhares de blogs ao redor do mundo trazendo discussões sobre as alterações climaticas em andamento e consequentes prejuizos à vida como um todo.
Saúde, alimentação, viagens, eventos, negócios, politica, são algumas das facetas abordadas, pois, sem dúvida alguma, esses assuntos fazem parte de um sistema que, devido ao crescimento desordenado por nós provocado, está colocando o planeta em risco e, consequentemente, também a biodiversidade existente, na qual, obviamente, nos incluimos.
A poluição, a utilização excessiva dos recursos naturais, a expansão urbana, industrial e da agricultura, em detrimento dos habitats naturais, está levando muitas espécies e subsistemas à extinção.
O desmatamento, em função de tudo isso, é aplicado cada vez mais celeremente, desiquilibrando completamente todo o nosso ecossistema.
A importação de espécies animais e vegetais não nativos, também acabou por gerar mais problemas ao invés de tornar-se uma solução.
A poluição, o desmatamento, a emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outros, são aplicados em proporções geométricas em se considerando o chamado desenvolvimento sustentado, até agora simples figura de retórica.
Como solução, especialistas e governos tem proposto a adoção de desmatamento zero, controle da natalidade e redução da emissão de carbono, entre as principais medidas, como se somente essas ações fossem suficientes.
Esquecem eles, que as causas tem origem em problemas mais intrínsecos à realidade humana naquilo que dizem respeito, à falta de educação, cultura, pobreza e à degradação humana.
A falta de educação e cultura tornam maléfica a pobreza e acabam por exigir dos governos, investimentos financeiros, cuja finalidade básica é atender a população carente que, em maioria, não gera retorno fazendo com que ocorram aumentos de impostos, com consequente necessidade de aumento de produção, etc, numa crescente corrida de destruição.
A base de uma nação, portanto, está estruturada na educação de seus cidadãos; a consciência de seus direitos, deveres e limites, facilitam o entendimento da vida como um todo de direito universal, onde a natureza pode ser mantida e respeitada.
Paulo Pinto Pereira  -     Curitiba, Pr. 15.10.2009

4 comentários:

  1. Estava falando com o meu marido sobre isso hoje. Aqui em Floripa o clima esta completamente esquisito. Em pleno outubro, estamos com um clima totalmente alterado se comparado aos anos anteriores...
    Bom, nada precisa ser dito, além de tudo o que já tem no post, ótimo por sinal, mas em algum momento isso iria mesmo acontecer. E sobre onde recairia? A resposta aí está!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciana!
    Esta tudo alterado... E, infelizmente, vai continuar assim. Sinceramente, acho muito dificil que ocorram ações que possam alterar o rumo dos acontecimentos; no máximo, minimizar as consequências.
    Grato pelos comentários minha querida amiga!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    LUXSALUS




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, José Ramon!
    Grato pela poesia e também pela visita.
    Passei pelo teu blog rapidamente, mas voltarei com calma para apreciar o conteúdo que me pareceu ótimo.
    Abraços,
    Paulo.

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!