LuxSalus.blogspot.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cromoterapia Energética

Cromoterapia é uma terapia que utiliza as cores, para regular desquilibrios orgânicos, equilibrar ambientes, etc. As fontes podem ser: lampadas coloridas, pedras coloridas, tecidos coloridos, etc.

Visitando: http://tekatun.blogspot.com/2008/10/o-que-e-cromoterapia-e-pra-que-serve.html ou http://dihitt.com.br/noticia/o-que-e-a-cromoterapia-e-pra-que-serve#51679 , você pode ler uma boa materia da Telminha Teka, a respeito do assunto.

Aqui iremos tratar da Cromoterapia Energética, que é um processo que utilizo como coadjuvante a outras terapias como acupuntura, acupressura, auriculoterapia, massoterapia, reflexologia, mas que sozinha também é eficaz.

Qual é o principio? Como funciona?
Somos seres cuja menor particula é eletromagnética, ou seja, somos dotados de dupla polaridade e todo o mais, daí deriva.

Assim como nós, todo o restante existente na presente dimensão, também é energia; portanto o que varia ou define a estrutura final é o padrão vibratório.

E se assim é, fica fácil entender como a terapia das cores pode interagir com o nosso organismo e regulá-lo, pois é energia mais sutil, penetrando em uma energia mais densa.

O processo utilizado por uma benzedeira é o mesmo, tendo como diferencial, a utilização de rezas e sinais para costurar ou benzer alguem.

Nosso pensamento é energia em ação e é através dele que trabalhamos as energias mais sutís, adequando-as às nossas necessidades.

Nesse processo, desempenham papéis fundamentais, nossa capacidade de concentração e visualização, pois que vamos dirigir as energias até onde desejamos e então, as aplicaremos utilizando como elementos terapeuticos, as cores.

Para aplicar as cores, inicie mentalizando a cor azul celeste e fazendo-a entrar pelo centro coronário localizado no alto da cabeça, para ir até o pés. Vamos supor que a pessoa está com dores na coluna: coloque os dedos indicador e médio de uma das mãos na base da coluna e a os dedos médio e indicador da outra na base do cranio; mentalize então a energia de cor verde descendo e subindo pela coluna; após faça a mesma operação utilizando a energia de cor verde garrafa. Aplique então, o laranja e após o lilás; termine aplicando o azul claro.

Utilizando o quadro de cores abaixo, pode-se aplicar a cromoterapia nos desequilibrios orgânicos, buscando sua normalização.

Lembro que é indispensável a utilização da cor azul no inicio de qualquer aplicação, visto que essa é a cor que permite a ligação energética de todas as demais cores.

É importante lembrar também que, a pessoa que estiver recebendo a energia deverá sempre que iniciar a aplicação, inspirar profundamente e expirar lentamente.

Na lateral direita, você encontra um atalho para poder baixar o livro: Compêndio Cientifico de Cromoterapia, do René Nunes.

O método utilizado por mim é diferente do processo descrito no livro. Experimente ambos e utilize o que mais se adequar à sua pessoa.

QUADRO SINÓPTICO - AS CORES

COR FUNÇÃO

ÁREA DE VIBRAÇÃO

AZUL Energia equilibradora Aura das pessoas com males físicos ou espirituais.
Regenerador celular Nervos, Músculos, Aparelho Circulatório e Pele.
Sedativo e analgésicoCampos nervosos e musculares
Absorvente Gases em geral no Aparelho Digestivo
Fixador energético Energia nos diversos campos
AZUL FORTELubrificante Articulações-Tubo Digestivo, Reto, Tecidos.
VERDE Limpeza Aura do paciente em equilíbrio espiritual
Anti-sépticoPrevenção dos estados inflamatórios.
Anti-infeccioso-Anti-inflamatório Casos próprios
Dilatador Artérias, Veias, Vasos, Nervosos e Músculos
Relaxante

Artérias, Veias, Vasos, Nervosos e Músculos

Isolante Todas as áreas do Corpo
Energia regeneradora auxiliar.

No seu campo básico

VERDE FORTE Anti-infeccioso (específico) Áreas ósseas mais profundas
AMARELO Reativador, fortificante e tônico. Nervos, Músculos e Tecidos
Energia auxiliar

Todos os ossos do Esqueleto

Energia de ajuste para a cor Laranja.

Local próprio
Desintegrador mais fraco Pedras e formações arenosas
Excitante

Nervos e Músculos (Aura da Saúde), Músculos

AMARELO FORTE Fortificante (específico)

Tecidos de maior sensibilidade

ROSA

Acelerador, ativador e eliminador de impurezas.

Corrente Sangüínea

ROSA FORTE Cauterizador e desobstruidor Corrente Sangüínea
LILÁS Cauterizador-bactericida Processos inflamatórios e infecções
LARANJA Ativador

Circ. Sangüínea, Ossos e Medula

Energizador

Fissuras, Fraturas, Fraquesa Óssea

Regenerador

Traumatismos musculares

Eliminador de gordurasCorrente Sangüínea em áreas localizadas
ÍNDIGO CoagulanteCorrente Sangüínea

Tabela Integrante do livro: Cromoterapia Aplicada - René Nunes

6 comentários:

  1. Paulo, acho que estou precisando de todas as cores para me curar da insônia (rs). Gostei muito deste texto porque sempre tive curiosidade a respeito da Cromoterapia, mas nunca me aprofundei no assunto. Agora, já sou capaz de responder alguma coisa a respeito. Adorei! Beijos! Bom final de semanana!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga! Grato pela visita e comentário. Na barra lateral a direita tem um atalho para fazer o download do livro do René Nunes sobre cromoterapia. Aproveite o fim-de-semana para ler algumas linhas.
    Bjs e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo!!!

    Mais uma vez você me acrescenta informações importantes. Comecei um curso de cromopuntura na visão de Peter Mandel, muita informação e me sinto muito crua, vou ler e reler o seu texto e baixar o livro.
    obrigada um abraço afetuoso e um final de semana muito colorido!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Margareth!
    Se tiver dúvidas a respeito de alguma coisa, fique a vontade para retornar. Não esqueça que, se a tabela pode ser comum, o formato de aplicação é diferente, por isso experimente e escolha o melhor para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Agora que eu observei que você falou em Cromopuntura, Margareth. Melhor ainda, para você aplicar, principalmente se você utilizar os cinco movimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Qualquer dúvida, estou a disposição.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Paulo, cromoterapia é algo que ainda não fiz. Mas já ouvi falar. E como disse a Luciana, também estou precisando de uma energização de cores, principalemente para insônia, adoro horário de verão, mas até me acostumar com ele... Estou sem energias, espero me recuperar neste final de semana.
    Beijos da amiga zumbi.

    ResponderExcluir

Grato pela sua visita!
Este comentário será moderado, publicado e respondido!